17/06/10

Concurso Cartão Amigo do Ambiente - CONTAGEM FINAL

Boa tarde a todos,

Chegámos ao fim de mais uma edição do Concurso Cartão Amigo do Ambiente. Fazendo um balanço sobre todo o material entregue pelas equipas que entraram nesta competição, destacamos a entrega das 42.850 tampas de garrafas de plástico! Realmente impressionante...

A todos os que participaram nesta iniciativa dinamizada pela Equipa do Projecto de Defesa do Ambiente, damos os parabéns pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo de toda a competição.

Esperamos que no próximo ano lectivo consigamos superar estes números, pois estaremos não só a trabalhar por manter um espírito de competição saudável, como também estaremos a lutar pela manutenção e conservação do Meio que nos envolve!

A equipa do Projecto de Defesa do Ambiente

Concurso Cartão Amigo do Ambiente - CLASSIFICAÇÃO FINAL

09/06/10

Concurso "Cartão Amigo do Ambiente" - Actualização do ranking semanal

Clica na imagem para visualizar o quadro com a classificação das equipas no Concurso "Cartão Amigo do Ambiente".


02/06/10

Apresentação do Mural da Equipa do Projecto de Defesa do Ambiente



A equipa do Projecto de Defesa do Ambiente iniciou no dia 1 de Junho as comemorações da Semana da EBSC a Mexer, com a apresentação do Mural que têm vindo a pintar neste ano lectivo e com a afixação dos azulejos com o símbolo do Programa Eco-escolas.

Este mural, que tem como lema "De mãos dadas com o Ambiente", simboliza os esforços que esta equipa tem vindo a realizar ao longo do ano lectivo na execução de diversas actividades que visam a protecção e preservação do Meio Ambiente.

Os azulejos simbolizam a participação da nossa escola no Programa Eco-Escolas, no qual já desenvolvemos diversas actividades ligadas ao Ambiente desde o ano lectivo de 2001/2002.

Caso tenham interesse em ver o nosso mural, podem encontrá-lo exposto na entrada do Pavilhão 3 da nossa escola. Os azulejos do Programa Eco-escolas estão expostos na entrada do Pavilhão 1. Venham vê-los!

A equipa do Projecto de Defesa do Ambiente

Escola Básica e Secundária da Calheta colabora com a Delegação Regional da Associação de Deficientes de Portugal


A Delegação Regional da Associação de Deficientes de Portugal associou-se à campanha de recolhas de tampas de plástico com vista à aquisição de cadeiras de rodas ou de material ortopédico. Esta campanha tem como lema: “Dê uma tampa à Indiferença” e, para obter uma cadeira de rodas, é necessário recolher uma tonelada de tampas.


A Escola Básica e Secundária da Calheta, através do Projecto de Defesa do Ambiente, irá contribuir para esta campanha com a entrega de todas as tampas de plástico que serão recolhidas durante o período do Concurso Cartão Amigo do Ambiente.

Como é do conhecimento de todos, o objectivo do Concurso Cartão Amigo do Ambiente é fomentar em cada aluno o hábito de recolha de tampas de plástico, papel, pilhas, tinteiros e toners, para que estes materiais possam ser reciclados e, posteriormente, reutilizados. Neste contexto, a recolha de tampas de plástico contribui directamente na ajuda de pessoas com deficiência ou que estejam numa situação de dependência e necessitem deste tipo de apoio técnico.

Assim sendo, esperamos que toda a Comunidade Escolar continue a contribuir com a entrega de materiais usados, não só durante o período vigente do Concurso, mas também durante o restante ano lectivo. Não se esqueçam de que para além de ajudarem a vossa escola e os que mais necessitam, estão também a colaborar na protecção do Meio Ambiente!

25/05/10

Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental – N.º 23

Olá e bom dia a todos!

Bem-vindos a mais uma emissão do espaço “Eco-Notícias”. Esta semana temos mais novidades para vos apresentar.
Hoje iremos actualizar a situação do derrame de petróleo no Golfo do México, a visita da equipa do Projecto de Defesa do Ambiente a uma ETAR e, como sempre, iremos fazer a actualização do concurso Cartão Amigo do Ambiente.

Tal como vos dissemos nas últimas eco-notícias, no dia 22 de Abril ocorreu uma explosão numa plataforma petrolífera no Golfo do México, que provocou a libertação para o mar enormes quantidades de petróleo.
Para tentar travar o derrame, as autoridades norte-americanas apresentaram um mega-projecto de limpeza do petróleo derramado, no entanto, parece que ainda não há solução à vista para tentar evitar o que já é considerado o maior desastre ambiental do Planeta.
Neste momento, estão a reunir-se novos esforços para tentar instalar uma estrutura pré-fabricada capaz de conter o derrame. Se tiver sucesso, este dispositivo permitirá não só impedir a saída do crude como também transferi-lo para um outro petroleiro para armazenamento.
Vamos continuar a seguir este grande incidente e "torcer" para que as operações de limpeza ocorram da melhor forma possível.

Tal como referimos na semana passada, o dia 22 de Maio foi celebrado um pouco por todo o Mundo, pois neste dia comemorámos o Dia Internacional da Biodiversidade.
Este evento, que foi único na vida da Convenção sobre Diversidade Biológica, pretendeu envolver as pessoas de todo o mundo na luta para proteger a Vida na Terra. É por esta razão que o lema deste Ano Internacional é: "Biodiversidade é vida. Biodiversidade é a nossa vida."!
Em Portugal realizaram-se diversas actividades alusivas à tematica da Protecção da Biodiversidade, não só através de iniciativas criadas pelas Câmaras Municipais, como também através de acções levadas a cabo por organizações ambientais de âmbito local.
Caso pretendam saber um pouco mais sobre as actividades realizadas neste dia, podem consultar o blog da equipa do Projecto de Defesa do Ambiente.

Na semana passada a equipa do Projecto de Defesa do Ambiente realizou uma visita de estudo à ETAR do Paúl do Mar. Foi extremamente interessante, pois para além de podermos conhecer o sistema de funcionamento de uma ETAR, ficámos também a compreender as fases de tratamento das águas residuais, antes de estas serem lançadas para o mar.
Para mais, ficámos conscientes que é importante que cada um de nós tenha mais cuidado com o que deitamos fora pelo esgoto das nossas próprias casas. Todo o lixo que desperdiçamos, caso não sejam tratados nestas ETARes, acabarão por ser lançados ao mar e, assim, estamos a contribuir para o aumento da poluição dos oceanos e para a degradação da biodiversidade marinha.

Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente.
Falta apenas um mês para terminar o concurso do Cartão Amigo do Ambiente e já se começam a adivinhar os vencedores! A equipa do Sandro Vieira, Filipe e Leonardo Ferreira entregaram mais 1520 tampas de garrafas de plástico e encontram-se destacados na liderança da tabela classificativa.
Em segundo lugar encontra-se a equipa da Jéssica Camacho, Sílvia e Carolina Andrade, que na última semana entregou 1240 tampas de garrafas de plástico, 15 pilhas e 15 quilos de papel.
A fechar o pódio encontra-se a equipa do Miguel Gonçalves e Rui Rodrigues, não muito atrás do segundo lugar.
Esperamos que mantenham este espírito competitivo até ao fim do concurso, pois ainda é possível que ocorra uma reviravolta na tabela classificativa.

Por hoje é tudo. Voltamos novamente daqui a 15 dias com mais notícias e sugestões ambientais.
Até lá, desejamos boas aulas, bom trabalho e bons estudos...

Todas estas notícias podem ser consultadas nos links que se seguem:

- EUA e BP sem solução para desastre ambiental
- Website Oficial do Comité Português para a Biodiversidade

24/05/10

Concurso Cartão Amigo do Ambiente - Ranking semanal


Falta apenas um mês para terminar o concurso do Cartão Amigo do Ambiente e já se começam a adivinhar os vencedores!

A equipa do Sandro Vieira, Filipe e Leonardo Ferreira já somam 928 carimbos e encontram-se destacados na liderança da tabela classificativa.

Em segundo lugar encontra-se a equipa da Jéssica Camacho, Sílvia e Carolina Andrade, com um total de 825 carimbos no Cartão Amigo do Ambiente.

Em terceiro lugar encontra-se a equipa do Miguel Gonçalves e Rui Rodrigues, com um total de 708 carimbos no Cartão Amigo do Ambiente.

21/05/10

22 de Maio de 2010 – Dia Internacional da Biodiversidade


Amanhã, dia 22 de Maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade!

Esta data já por si é um marco muito importante para a Defesa do Meio Ambiente a nível Mundial, mas neste ano a comemoração deste dia tem um sabor ainda mais especial. Isto deve-se ao facto de a Organização das Nações Unidas (ONU) ter declarado que 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB).

Este evento, que é único na vida da Convenção sobre Diversidade Biológica, pretende envolver as pessoas de todo o mundo na luta para proteger a Vida na Terra. É por esta razão que o lema deste Ano Internacional é: "Biodiversidade é vida. Biodiversidade é a nossa vida."!

O Dia Internacional da Biodiversidade será celebrado em vários pontos do globo através da realização de múltiplas actividades e Portugal não será excepção. Caso pretendas saber um pouco mais sobre as actividades que serão realizadas neste dia, clica no link que se segue:

Visita o Website Oficial do Comité Português para a Biodiversidade

10/05/10

Ranking semanal do concurso "Cartão Amigo do Ambiente"




Boa tarde a todos.

Falta apenas um mês para terminar o concurso do Cartão Amigo do Ambiente!

A partir desta semana e até o final do concurso iremos apresentar o ranking semanal das 3 equipas que lideram a tabela classificativa.

Neste momento, a equipa do Filipe e Leonardo Ferreira e Sandro Vieira encontra-se na liderança. Os principais concorrentes são as equipas da Jéssica Camacho, Sílvia e Carolina Andrade e do Luis Gonçalves e Rui Rodrigues.

Nesta semana não haverá entrega de material, devido à visita do Papa a Portugal. Assim sendo, todos os objectos que recolheram poderão ser entregues na próxima semana, à mesma hora.

Até lá, desejamos boas aulas, bom trabalho e bons estudos!


Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental - N.º 21


Olá e bom dia a todos!

Bem-vindos a mais um “Eco-Notícias”. Esta semana temos novidades muito interessantes para vos apresentar.

Hoje iremos falar sobre o derrame de petróleo no Golfo do México, a criação de um papel 100% “amigo das árvores”, a recolha de resíduos electrónicos em Portugal e, como sempre, iremos fazer a actualização do concurso Cartão Amigo do Ambiente.

Se estiveram atentos às notícias internacionais, sabem que no dia 22 de Abril ocorreu explosão de uma plataforma petrolífera no Golfo do México. Esta explosão, que ocorreu num poço que tem de mais de 1500 metros de profundidade, começou a libertar no mar quantidades de petróleo equivalentes a mil barris por dia.

Este acidente já é considerado o pior acidente da década numa plataforma petrolífera e está agora a ameaçar praias, ilhas e a costa desta região, que apresenta um ecossistema frágil e, como consequência, pode provocar um grande desastre ambiental.

Para tentar travar o derrame, as autoridades norte-americanas iniciaram um mega-plano de limpeza que prevê o uso de veículos subaquáticos que são operados através de controlo remoto. Contudo, esta operação pode são ter qualquer efeito, pois o mau tempo que se tem feito sentir no Golfo do México obrigou a suspensão das limpezas. Iremos seguir este acontecimento e, nas próximas eco-notícias, faremos uma actualização das operações de limpeza.

Hoje em dia, temos a consciência que temos de reduzir o consumo desregrado de papel. Já existe a preocupação de reduzir a quantidade de papel utilizado no dia-a-dia, optando-se por facturas electrónicas ou pela leitura dos e-mails directamente no monitor do computador. Mesmo assim, o consumo de papel continua a ser elevado e é necessário encontrar outras medidas que ajudem a reduzir o abate contínuo de árvores.

A empresa norte-americana “TreeZero” encontrou uma alternativa viável, com o anúncio da criação de um novo tipo de papel que é “amigo das árvores”. Este tipo de papel não exige o corte de nenhuma árvore, porque é produzido usando resíduos da colheita de cana-de-açúcar e bambu reutilizado. Para mais, o seu processo de produção não usa cloro e usa menos 10 a 15% de produtos de embranquecimento e não tem impactos ambientais associados ao transporte da matéria-prima, que provém de plantações nas imediações da fábrica onde se produz o papel.

Agora uma notícia relacionada com a reciclagem de resíduos electrónicos. A Associação Nacional para o Registo de Equipamento Eléctricos e Electrónicos apresentou os dados do mercado dos equipamentos eléctricos e electrónicos relativos ao ano de 2009.

Este relatório refere que houve um aumento da entrega de resíduos electrónicos em relação ao ano anterior, pois cada português entregou em média 4,5 quilos de aparelhos eléctricos e electrónicos. É um aumento de meio quilo por cada pessoa em relação ao que se verificou em 2008, o que na totalidade representa mais de 500 mil quilos de material reciclado.

A nossa escola também contribuiu no ano passado para o aumento deste número e esperamos contribuir ainda mais nos próximos anos. É claro que só será possível se pudermos contar com a vossa ajuda. Por isso, sempre que tiverem material eléctrico que precise de ser reciclado, falem com os vossos professores, que vos poderão indicar os pontos de entrega mais próximos da escola.

Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente. Na semana passada não houve entrega de objectos, devido ao desporto escolar. No entanto, na semana anterior verificou-se uma consolidação na liderança da tabela por parte da equipa do Filipe Ferreira, Sandro Vieira e Leonardo Ferreira, com a entrega de umas impressionantes 1.640 tampas de garrafas de plástico.

Em segundo lugar encontra-se a equipa do Luís Gonçalves e Rui Rodrigues. Esta equipa entregou um total de 900 tampas.

Em terceiro lugar encontra-se a equipa do da Sílvia Andrade, Jéssica Camacho e Carolina Andrade, que na semana passada entregou 120 tampas de garrafas de plástico.

Esperamos que mantenham este espírito competitivo, saudável e que tenham sempre em consideração que esta iniciativa pretende acima de tudo ajudar a conservar e proteger o Meio Ambiente.

Por hoje é tudo. Voltamos novamente daqui a 15 dias com mais notícias e sugestões ambientais.

Até lá, desejamos boas aulas, bom trabalho e bons estudos...

Todas estas notícias podem ser consultadas nos links que se seguem:

- Petróleo no Golfo do México pode causar desastre ambiental

- Criado papel 100% “amigo das árvores”

- Reciclagem: Portugal cumpre pela 2ª vez meta dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

22/04/10

Dia 22 de Abril de 2010 – Celebração dos 40 anos do Dia da Terra


Hoje, dia 22 de Abril, celebram-se os 40 anos de um dia muito importante para o nosso Planeta – O Dia da Terra!

O Dia da Terra foi criado em 1970, por um Senador dos Estados Unidos da América, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio. Esta Cimeira, que se realizou em 1992, foi um evento extremamente importante para a adopção de medidas que contribuíssem para a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera e para a diminuição dos desperdícios em geral.

Actualmente, a organização internacional “Rede Dia da Terracoordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

Neste ano, as comemorações do Dia da Terra centram-se num tema chave na actualidade ambiental – As Alterações Climáticas - que se apresentam simultaneamente como a maior ameaça ao Ambiente até à data e uma oportunidade única para adoptar um modo de vida mais sustentável através da criação de uma economia “verde”.

Assim, a “Rede Dia da Terra” pretende que o dia 22 de Abril de 2010 seja um ponto de viragem com a intensificação das políticas de combate às Alterações Climáticas, promoção da eficiência energética, potenciação das energias renováveis e criação de empregos “verdes”.

Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental - N.º 20

Olá a todos!


Bem-vindos a mais uma emissão do espaço “Eco-Notícias”. Esta semana temos novidades muito interessantes para vos apresentar.

Hoje iremos falar sobre a biodiversidade, a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia, a descoberta de um novo método de produção de energia limpa e, como sempre, iremos fazer a actualização do concurso Cartão Amigo do Ambiente.

Na última publicação das Eco-Notícias referimos que o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico anunciou o nascimento de duas crias desta espécie no concelho de Silves, no Algarve. Esta notícia foi um passo em frente no que respeita à preservação do grande valor que é a biodiversidade.

Infelizmente, uma semana após seu o nascimento, é com grande tristeza que anunciamos que uma das crias acabou por morrer “de causa aguda e de forma rápida”. É uma notícia triste, pois esta espécie encontra-se em vias de extinção e, por maiores que sejam os esforços das organizações que protegem os linces ibéricos, continua ainda a haver uma grande percentagem de crias que não conseguem sobreviver até aos 2 meses de idade.

No entanto, as organizações que protegem esta espécie não podem baixar os braços e vão certamente continuar a lutar pela criação e preservação de condições ambientais que permitam o crescimento saudável e sustentado do lince ibérico.


Qualquer pessoa que tenha estado atento às notícias nacionais e internacionais sabe que, na quarta-feira passada, ocorreu uma erupção vulcânica na Islândia. A primeira consequência directa deste acontecimento foi o cancelamento de, literalmente, milhares de voos aéreos e provocou o caos em muitos aeroportos portugueses.

No entanto, há outras preocupações que devemos ter em conta. A presença na atmosfera das partículas de cinza pode, a curto prazo, ter efeitos negativos na saúde, sobretudo para quem sofre de problemas respiratórios. Também preocupante é a possibilidade de as cinzas resultantes da erupção atingirem a estratosfera. Caso aconteça, podem permanecer aí durante anos e as cinzas poderão reflectir parte da luz solar que incide sobre o planeta para o espaço. Como consequência, poderá causar uma diminuição da temperatura da superfície terrestre.

No entanto, a probabilidade de esta situação ocorrer é mínima, pois a erupção vulcânica está a enfraquecer e as nuvens de cinzas poderão dissipar-se dentro de 1 ou 2 dias.

Há mais boas notícias em relação à pesquisa de energias alternativas e amigas do Ambiente. Cientistas de uma universidade dos Estados Unidos anunciou o desenvolvimento de um novo método de produção de energia limpa, que deriva do aproveitamento da capacidade das algas de produzir energia química a partir da luz do sol, mas sem recorrer aos biocombustíveis. Estes cientistas encontraram uma forma de capturar a energia que é gerada a partir da fotossíntese das algas.

Por enquanto a produção de energia limpa em grandes quantidades recorrendo a este método ainda está longe porque a intensidade da corrente gerada a partir de cada célula das algas é ainda muito reduzida. É por isso fundamental continuar a pesquisar novas formas de tornar mais suficiente a eficiência da utilização desta energia em particular.

Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente. Na semana passada verificou-se uma reviravolta na liderança da tabela, pois a equipa do Filipe Ferreira, Sandro Vieira e Leonardo Ferreira entrou em competição com a entrega de umas impressionantes 2.420 tampas de garrafas de plástico. Esta equipa passou automaticamente para o primeiro lugar da competição.

Em segundo lugar encontra-se a equipa da Sílvia Andrade, Jéssica Camacho e Carolina Andrade. Na semana total, esta equipa entregou um total de 960 tampas, 10 quilos de papel e 45 pilhas.

Em terceiro lugar encontra-se a equipa do Luís Gonçalves e Rui Rodrigues, que na semana passada entregou 100 tampas de garrafas de plástico.

Estas equipas estão com diferenças muito reduzidas e esperamos que mantenham este espírito competitivo, saudável e, sobretudo, em prol da defesa do Ambiente. A todos os restantes colegas da escola, continuamos a aguardar que comecem a recolher objectos para reciclagem, pois ainda há muito em jogo…


Por hoje é tudo. Voltamos novamente daqui a 15 dias com mais notícias e sugestões ambientais.

Até lá, desejamos bom trabalho e bons estudos...


Todas estas notícias podem ser consultadas nos links que se seguem:

Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental - N.º 19

Olá e boa tarde a todos!


Bem-vindos a mais uma emissão do espaço “Eco-Notícias”. Esperamos que tenham aproveitado estas férias da melhor forma possível e que tenham comido muitos ovos de Páscoa…

A primeira notícia que vos apresentamos está relacionada com a biodiversidade. O Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico divulgou em Silves que está a conseguir compor esta espécie, que ainda se encontra em vias de extinção. Prova disso foi o nascimento de duas crias, que foram geradas em cativeiro.

As crias encontram-se saudáveis e, se os técnicos conseguirem efectivamente a criação de condições para a sua libertação na Natureza, será um sucesso em termos da preservação do grande valor que é a biodiversidade.

Com o objectivo de criar e libertar linces na Natureza, existem actualmente quatro centros de reprodução, um em Portugal e os restantes em Espanha, que integram o plano de acção pela conservação da espécie.

Numa notícia ainda relacionada com a biodiversidade, foi descoberta uma nova espécie de lagarto nas Filipinas. Este lagarto é da família do Dragão de Komodo e é vegetariano. Apresenta dois metros de comprimento, cerca de 20 quilos e uma pele brilhante, com escamas amarelas, azuis e verdes.

Num ano tão especial como o de 2010, é uma excelente notícia verificar que a biodiversidade está em constante evolução e que ainda é possível descobrir novas espécies na fauna e flora do nosso planeta. Deste modo, considera-se que esta descoberta é uma importante chamada de atenção para a protecção e conservação das florestas das Filipinas, bem como de todas as espécies que loa habitam.


O Partido Ecologista “Os Verdes” apresentou na semana passada na Assembleia da República uma proposta muito interessante. Este partido defende as medidas ambientalistas e esta proposta não é excepção, pois defendem que quem quiser comprar uma bicicleta para utilização diária, em detrimento do transporte individual, deverá ter direito a uma redução de até 30 por cento no acto da aquisição.

Propõem também que haja uma redução das despesas a todos os cidadãos que comprem veículos exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis.

Esperemos que estas medidas sejam aprovadas, pois para além de estarmos a poupar nas fontes de energia não renováveis, estaremos também a incentivar o uso de veículos amigos do Ambiente.


Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente. Na última semana antes das férias da Páscoa verificou-se uma reviravolta na liderança da tabela, pois a equipa do Luís Gonçalves e Rui Rodrigues entregou 500 tampas de garrafas de plástico, 15 tinteiros, 30 pilhas e 5 quilos de papel.

Assim sendo, a equipa da Sílvia Andrade, Jéssica Camacho e Carolina Andrade encontra-se em segundo lugar, mas sem levantar o pé para conseguirem ganhar o tão desejado primeiro prémio.

A todos os que já estão a concorrer, esperamos que continuem com o excelente trabalho e a todos os restantes colegas da escola aguardamos que comecem a recolher objectos para reciclagem, pois ainda há muito em jogo…


Por hoje é tudo. Voltaremos novamente com mais notícias e sugestões ambientais. Até lá, desejamos bom trabalho e bons estudos...