Olá a todos!
Bem-vindos a mais uma emissão do espaço “Eco-Notícias”. Esta semana temos novidades muito interessantes para vos apresentar.
Hoje iremos falar sobre a biodiversidade, a erupção vulcânica que ocorreu na Islândia, a descoberta de um novo método de produção de energia limpa e, como sempre, iremos fazer a actualização do concurso Cartão Amigo do Ambiente.
Na última publicação das Eco-Notícias referimos que o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico anunciou o nascimento de duas crias desta espécie no concelho de Silves, no Algarve. Esta notícia foi um passo em frente no que respeita à preservação do grande valor que é a biodiversidade.
Infelizmente, uma semana após seu o nascimento, é com grande tristeza que anunciamos que uma das crias acabou por morrer “de causa aguda e de forma rápida”. É uma notícia triste, pois esta espécie encontra-se em vias de extinção e, por maiores que sejam os esforços das organizações que protegem os linces ibéricos, continua ainda a haver uma grande percentagem de crias que não conseguem sobreviver até aos 2 meses de idade.
No entanto, as organizações que protegem esta espécie não podem baixar os braços e vão certamente continuar a lutar pela criação e preservação de condições ambientais que permitam o crescimento saudável e sustentado do lince ibérico.
Qualquer pessoa que tenha estado atento às notícias nacionais e internacionais sabe que, na quarta-feira passada, ocorreu uma erupção vulcânica na Islândia. A primeira consequência directa deste acontecimento foi o cancelamento de, literalmente, milhares de voos aéreos e provocou o caos em muitos aeroportos portugueses.
No entanto, há outras preocupações que devemos ter em conta. A presença na atmosfera das partículas de cinza pode, a curto prazo, ter efeitos negativos na saúde, sobretudo para quem sofre de problemas respiratórios. Também preocupante é a possibilidade de as cinzas resultantes da erupção atingirem a estratosfera. Caso aconteça, podem permanecer aí durante anos e as cinzas poderão reflectir parte da luz solar que incide sobre o planeta para o espaço. Como consequência, poderá causar uma diminuição da temperatura da superfície terrestre.
No entanto, a probabilidade de esta situação ocorrer é mínima, pois a erupção vulcânica está a enfraquecer e as nuvens de cinzas poderão dissipar-se dentro de 1 ou 2 dias.
Há mais boas notícias em relação à pesquisa de energias alternativas e amigas do Ambiente. Cientistas de uma universidade dos Estados Unidos anunciou o desenvolvimento de um novo método de produção de energia limpa, que deriva do aproveitamento da capacidade das algas de produzir energia química a partir da luz do sol, mas sem recorrer aos biocombustíveis. Estes cientistas encontraram uma forma de capturar a energia que é gerada a partir da fotossíntese das algas.
Por enquanto a produção de energia limpa em grandes quantidades recorrendo a este método ainda está longe porque a intensidade da corrente gerada a partir de cada célula das algas é ainda muito reduzida. É por isso fundamental continuar a pesquisar novas formas de tornar mais suficiente a eficiência da utilização desta energia em particular.
Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente. Na semana passada verificou-se uma reviravolta na liderança da tabela, pois a equipa do Filipe Ferreira, Sandro Vieira e Leonardo Ferreira entrou em competição com a entrega de umas impressionantes 2.420 tampas de garrafas de plástico. Esta equipa passou automaticamente para o primeiro lugar da competição.
Em segundo lugar encontra-se a equipa da Sílvia Andrade, Jéssica Camacho e Carolina Andrade. Na semana total, esta equipa entregou um total de 960 tampas, 10 quilos de papel e 45 pilhas.
Em terceiro lugar encontra-se a equipa do Luís Gonçalves e Rui Rodrigues, que na semana passada entregou 100 tampas de garrafas de plástico.
Estas equipas estão com diferenças muito reduzidas e esperamos que mantenham este espírito competitivo, saudável e, sobretudo, em prol da defesa do Ambiente. A todos os restantes colegas da escola, continuamos a aguardar que comecem a recolher objectos para reciclagem, pois ainda há muito em jogo…
Por hoje é tudo. Voltamos novamente daqui a 15 dias com mais notícias e sugestões ambientais.
Até lá, desejamos bom trabalho e bons estudos...
Todas estas notícias podem ser consultadas nos links que se seguem:
Sem comentários:
Enviar um comentário