10/05/10

Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental - N.º 21


Olá e bom dia a todos!

Bem-vindos a mais um “Eco-Notícias”. Esta semana temos novidades muito interessantes para vos apresentar.

Hoje iremos falar sobre o derrame de petróleo no Golfo do México, a criação de um papel 100% “amigo das árvores”, a recolha de resíduos electrónicos em Portugal e, como sempre, iremos fazer a actualização do concurso Cartão Amigo do Ambiente.

Se estiveram atentos às notícias internacionais, sabem que no dia 22 de Abril ocorreu explosão de uma plataforma petrolífera no Golfo do México. Esta explosão, que ocorreu num poço que tem de mais de 1500 metros de profundidade, começou a libertar no mar quantidades de petróleo equivalentes a mil barris por dia.

Este acidente já é considerado o pior acidente da década numa plataforma petrolífera e está agora a ameaçar praias, ilhas e a costa desta região, que apresenta um ecossistema frágil e, como consequência, pode provocar um grande desastre ambiental.

Para tentar travar o derrame, as autoridades norte-americanas iniciaram um mega-plano de limpeza que prevê o uso de veículos subaquáticos que são operados através de controlo remoto. Contudo, esta operação pode são ter qualquer efeito, pois o mau tempo que se tem feito sentir no Golfo do México obrigou a suspensão das limpezas. Iremos seguir este acontecimento e, nas próximas eco-notícias, faremos uma actualização das operações de limpeza.

Hoje em dia, temos a consciência que temos de reduzir o consumo desregrado de papel. Já existe a preocupação de reduzir a quantidade de papel utilizado no dia-a-dia, optando-se por facturas electrónicas ou pela leitura dos e-mails directamente no monitor do computador. Mesmo assim, o consumo de papel continua a ser elevado e é necessário encontrar outras medidas que ajudem a reduzir o abate contínuo de árvores.

A empresa norte-americana “TreeZero” encontrou uma alternativa viável, com o anúncio da criação de um novo tipo de papel que é “amigo das árvores”. Este tipo de papel não exige o corte de nenhuma árvore, porque é produzido usando resíduos da colheita de cana-de-açúcar e bambu reutilizado. Para mais, o seu processo de produção não usa cloro e usa menos 10 a 15% de produtos de embranquecimento e não tem impactos ambientais associados ao transporte da matéria-prima, que provém de plantações nas imediações da fábrica onde se produz o papel.

Agora uma notícia relacionada com a reciclagem de resíduos electrónicos. A Associação Nacional para o Registo de Equipamento Eléctricos e Electrónicos apresentou os dados do mercado dos equipamentos eléctricos e electrónicos relativos ao ano de 2009.

Este relatório refere que houve um aumento da entrega de resíduos electrónicos em relação ao ano anterior, pois cada português entregou em média 4,5 quilos de aparelhos eléctricos e electrónicos. É um aumento de meio quilo por cada pessoa em relação ao que se verificou em 2008, o que na totalidade representa mais de 500 mil quilos de material reciclado.

A nossa escola também contribuiu no ano passado para o aumento deste número e esperamos contribuir ainda mais nos próximos anos. É claro que só será possível se pudermos contar com a vossa ajuda. Por isso, sempre que tiverem material eléctrico que precise de ser reciclado, falem com os vossos professores, que vos poderão indicar os pontos de entrega mais próximos da escola.

Finalmente, gostaríamos de terminar o nosso espaço Eco-notícias com a divulgação do ranking semanal do concurso Cartão Amigo do Ambiente. Na semana passada não houve entrega de objectos, devido ao desporto escolar. No entanto, na semana anterior verificou-se uma consolidação na liderança da tabela por parte da equipa do Filipe Ferreira, Sandro Vieira e Leonardo Ferreira, com a entrega de umas impressionantes 1.640 tampas de garrafas de plástico.

Em segundo lugar encontra-se a equipa do Luís Gonçalves e Rui Rodrigues. Esta equipa entregou um total de 900 tampas.

Em terceiro lugar encontra-se a equipa do da Sílvia Andrade, Jéssica Camacho e Carolina Andrade, que na semana passada entregou 120 tampas de garrafas de plástico.

Esperamos que mantenham este espírito competitivo, saudável e que tenham sempre em consideração que esta iniciativa pretende acima de tudo ajudar a conservar e proteger o Meio Ambiente.

Por hoje é tudo. Voltamos novamente daqui a 15 dias com mais notícias e sugestões ambientais.

Até lá, desejamos boas aulas, bom trabalho e bons estudos...

Todas estas notícias podem ser consultadas nos links que se seguem:

- Petróleo no Golfo do México pode causar desastre ambiental

- Criado papel 100% “amigo das árvores”

- Reciclagem: Portugal cumpre pela 2ª vez meta dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

Sem comentários: