18/03/10

Eco-Notícias – O teu espaço de informação ambiental - N.º 17

Olá a todos!

A equipa do Projecto de Defesa do Ambiente está de volta à Rádio Horizonte para vos apresentar as habituais “Eco-Notícias”.

Nesta semana temos algumas notícias extremamente interessantes para vos apresentar. Em primeiro lugar, gostaríamos de avisar a todos os alunos que o Concurso Cartão Amigo do Ambiente já começou.
O objectivo deste concurso é a recolha e entrega de tampas de plástico, papel, pilhas, tinteiros e toners, para que estes materiais possam ser reciclados e, posteriormente, reutilizados. Já sabem que o aluno ou a equipa que contribuir mais para esta iniciativa receberá um prémio muito aliciante!

A próxima notícia que iremos apresentar está relacionada com a Natureza. Já são conhecidos os 21 finalistas da candidatura às 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A Floresta da Laurissilva, Serra do Buçaco, Ria Formosa, Serra da Arrábida, Pico e Portas de Ródão são alguns dos 21 finalistas deste concurso, que estão agora disponíveis para votação pública.Esta escolha tem como base a eleição de três locais em cada uma das sete categorias do concurso - Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Grandes Relevos, Zonas Aquáticas não Marinhas, Zonas Protegidas e Zonas Marinhas.
As Sete Maravilhas Naturais de Portugal serão divulgadas numa cerimónia que irá decorrer nos Açores, no dia 11 de Setembro.
Numa outra notícia. Já todos ouvimos falar da mítica prisão de Alcatraz, um antigo estabelecimento localizado na ilha de Alcatraz, em São Francisco, nos Estados Unidos da América e que costumava albergar alguns dos maiores criminosos desse país.Esses tempos já passaram e agora esta prisão é um local turístico que recebe aproximadamente um milhão de turistas por ano.
Como os custos de manutenção da ilha são extremamente elevados, O Serviço Nacional de Parques anunciou que irão instalar 1 360 painéis solares na ilha, de forma a é criar uma ilha sustentável, capaz de utilizar a cem por cento as energias renováveis.
Finalmente, gostaríamos de dar os parabéns à equipa da nossa escola que venceu a final nacional do concurso "Do you speak european". Esta equipa, que é composta pelas alunas Josefina Carreia, Liliana Jardim, Joana Recharte e Nicole Tanque, apresentaram um trabalho de dissertação oral, expressão corporal e interpretação musical, sobre a visão que têm da Europa. A nossa equipa irá agora representar Portugal na final europeia, que decorrerá em Bruxelas, no mês de Maio.
A todas estas alunas desejamos muita sorte para a grande final!
Voltamos novamente na próxima semana para mais uma rubrica sobre eco-notícias e sugestões ambientais.
Até lá, bom trabalho e boas aulas...
Todas estas notícias poderão ser consultadas nos links que se seguem:

Sem comentários: