19/05/09

22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade

Na próxima Sexta-feira, 22 de Maio, assinala-se o Dia Internacional da Biodiversidade. A instituição do Dia da Biodiversidade é uma forma de celebrar a enorme diversidade de formas de vida existentes na Terra.
Na verdade, estima-se que existam no nosso planeta entre 5 a 100 milhões de espécies de animais e plantas, sendo que destas apenas 1,7 milhões de espécies estão identificadas. Como se pode concluir, pensa-se que a grande maioria dos organismos vivos da Terra ainda não são conhecidos.
As florestas tropicais são o ecossistema com maior biodiversidade. À vegetação luxuriante associa-se uma fauna rica e diversificada, desde os insectos até aos primatas, passando pelas inúmeras aves de plumagem colorida e vistosa.
O país do mundo com maior biodiversidade é o Brasil, dada a sua enorme área de floresta.
Ao longo da história da Terra os animais e as plantas foram evoluindo. Alguns extinguiram-se para sempre. Basta lembrar a extinção dos dinossauros. Outros tiveram capacidade de se adaptar às modificações ocorridas.
Apesar da extinção de espécies ser um fenómeno natural, a verdade é que o Homem tem agravado a taxa de extinção de animais e plantas. De entre as ameaças à sobrevivência das espécies causadas pelas actividades humanas destaca-se a destruição das florestas, a poluição dos rios, mares, oceanos e do ar, a pesca intensiva, o aquecimento global e as alterações climáticas.
De entre os ecossistemas mais sensíveis a redução de biodiversidade encontram-se as florestas tropicais, as florestas temperadas, as montanhas, os desertos, os rios e os lagos, bem com as ilhas.
Assim sendo, a ilha da Madeira é um território muito vulnerável à perda de biodiversidade. A freira da Madeira e o lobo marinho são dois exemplos emblemáticos de animais em vias de extinção.
Para conhecerem mais um pouco das diversas espécies endémicas da Madeira podem visitar a exposição do Parque Natural da Madeira que se encontra no Pavilhão I da nossa escola.

Sem comentários: