25/03/09

EBSCALHETA - Escola Electrão de 20 a 27 de Abril


A nossa Escola aderiu ao projecto Escola Electrão. Este é um projecto da Amb3E que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, na reciclagem e na valorização de aparelhos eléctricos e electrónicos em fim de vida.

Assim, entre os dias 20 a 27 de Abril estará na nossa Escola o ecoponto Electrão, pelo que se apela a todos os alunos, professores e funcionários a aderirem ao projecto. Para participarem basta depositar no ecoponto Electrão, que será colocado junto ao bar dos alunos, os mais diversos Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) que tenham em casa e que já não utilizem, tanto pelo facto de se terem avariado, como por estarem em fim de vida.

Com esta iniciativa estamos a preservar o ambiente. Isto porque, ao fomentar a reutilização destes equipamentos e ao promover a sua reciclagem, contribuímos para a redução de resíduos e para a diminuição do consumo de matérias-primas.

Chama-se a atenção ainda para o facto de o Projecto Escola Electrão premiar as escolas que depositarem a maior quantidade de EEE em fim de vida, avaliada em quilograma. Por isso, vamos vasculhar as dispensas de lá de casa e trazer para o Electrão da escola aquele aparelho que só está a apanhar pó.

Deixamos alguns exemplos de EEE que podem ser depositados no nosso electrão:
Equipamentos informáticos e de telecomunicações, tais como computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, copiadoras, etc.
Aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, são exemplos de equipamentos de consumo a depositar,
Comboios eléctricos, consolas de jogos, jogos de vídeo, ou seja, os brinquedos eléctricos também podem ser depositados.
Pequenos electrodomésticos, como aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear, entre outros, também podem ser colocados no nosso electrão.

Aproveitem esta oportunidade para se desfazerem de um modo ecológico de algum material eléctrico e electrónico armazenado em casa e, assim, contribuírem para um planeta mais saudável.

A professora Olga Maciel, responsável pela área da Defesa do Ambiente, está disponível para prestar quaisquer esclarecimentos sobre o projecto Escola Electrão. Também pode ser consultado o site do projecto em
http://www.escolaelectrao.pt/.

Sem comentários: