26/10/09

Sugestões para um PC amigo do ambiente

Constatámos que o computador já faz parte do material escolar dos nossos alunos, pelo que, aproveitamos para deixar algumas sugestões sobre como podemos usar de um modo mais sustentável este recurso informático.

Para aqueles que estão a pensar adquirir um computador, lembramos que os portáteis são mais amigos do ambiente do que os computadores de secretária, na medida em que consomem cinco vezes menos energia.

Há pequenos truques que nos ajudam a reduzir os gastos de energia quando estamos a trabalhar ao computador.

O primeiro passa pela diminuição da luminosidade do ecrã.

Desligar o botão da rede sem fios, quando não se pretende usá-la, é outra forma de poupar energia.

Também podemos evitar gastos de energia desnecessários, activando as opções stand by e hibernação para os momentos em que nos ausentamos do computador.
Mais uma vez, relembramos que são os pequenos gestos que fazem a diferença!

22/10/09

Cef 1 visita o Museu de Electricidade

No passado dia 20 de Outubro, os alunos do Curso de Operador de Informática realizaram uma visita de estudo ao Museu de Electricidade. A visita guiada revelou-se uma oportunidade de aprendizagem sobre os mais diversos aspectos relacionados com a energia eléctrica. Por exemplo, aprendemos que:
- os primeiros postos de iluminação introduzidos na cidade do Funchal em 1846 funcionavam com azeite,
- a iluminação pública alimentada com energia eléctrica se iniciou em 1897,
- foi a partir dos anos 50 do século XX, que se alargou a rede de distribuição de energia eléctrica à ilha da Madeira,
- a entrada em funcionamento da central hidroeléctrica da Calheta e da Serra de Água, inauguradas em 1953, foi crucial para a produção de electricidade,
- em 1980 a electricidade chegou a toda a ilha,
- 80 % da produção de energia eléctrica é feita a partir de fuel, um derivado do petróleo,
- 20 % da produção de energia eléctrica advém de fontes renováveis (energia hídrica, eólica, e biomassa),
- o Porto Santo foi o primeiro lugar a receber um parque eólica em Portugal,
- se prevê um progressivo crescimento da produção de electricidade a partir de fontes energéticas limpas, facto que é fundamental para ajudar a reduzir a pegada ecológica da nossa região e dar cumprimento aos objectivos da política ambiental da União Europeia. Estas são apenas algumas informações que aqui deixamos. Para quem quiser saber mais um pouco sobre a história da electricidade na nossa região o melhor é visitar o Museu, nem que seja virtualmente em www.museucasadaluz.com.

21/10/09

O Tempo

A partir de hoje, o estado de tempo deixará de ser uma surpresa!
No rés-do-chão do Pavilhão I encontram as previsões do estado de tempo para a semana.Chamamos à atenção para o facto de esta informação ser apenas uma previsão para o arquipélago da Madeira. Como tal, e dada a diversidade climática da nossa região, nem sempre o estado de tempo previsto corresponderá ao estado de tempo que se faz sentir na Calheta.

O Dércio Delgado do 7/6 é o nosso colaborador nesta actividade.