26/01/09

Eco-notícias - 26 de Janeiro

Plástico...um grave problema ambiental




Todos os anos são produzidos por volta de 137 bilhões de quilos de plástico e só uma pequena percentagem é reciclada. Infelizmente, uma parte significativa dos plásticos que vão para o lixo acabam por ir ter aos oceanos.
De acordo com o Greenpeace Internacional, no oceano Pacífico existe uma grande mancha flutuante de plástico, considerada a maior concentração de lixo do mundo, formada em resultado da acumulação do lixo proveniente dos continentes e que foram arrastadas pelas correntes marítimas até ao oceano Pacífico.
Esta mancha de plástico flutuante provoca muitos danos no ambiente oceânico. Por exemplo, são encontrados muitos peixes e as aves marítimas mortas, em resultado da ingestão do plástico, que confundem com alimento e não é digerido pelo aparelho digestivo.



Deixamos algumas curiosidades sobre o plástico que dão que pensar:

- A população mundial consome um milhão de sacos plásticos por minuto;
- A produção de plástico é 20 vezes maior hoje do que há 50 anos atrás;
- Uma família deita fora, aproximadamente, 280 quilos de plástico anualmente;
- Cerca de 80% do lixo plástico é composto por embalagens utilizadas apenas uma vez;
- De todo o petróleo empregado no mundo, 4% é encaminhado para fazer plástico;
- O plástico pode demorar até 500 anos para se decompor no meio ambiente.


Esperamos que da próxima vez que necessitarem de usar sacos considerem a hipótese de reutilizar sacos de plástico ou de recorrer a sacos de pano.

19/01/09

Concurso Literário – A Floresta, um tesouro a preservar


Estão abertas as inscrições para a participação num concurso literário destinado à comunidade estudantil, intitulado “A Floresta, um tesouro a preservar”. O concurso aborda a área do conto e está aberto à participação de alunos em quatro escalões – Alunos do 1º Ciclo, Alunos do 2ºCiclo, Alunos do 3º Ciclo e Alunos do Ensino Secundário ou Superior. Inserido no âmbito das “Comemorações da Semana da Árvore – 2009”, este concurso é dinamizado pelo Serviço do Parque Ecológico do Funchal.

O objectivo é a elaboração de um conto onde se demonstre a importância da floresta. O texto deverá ser redigido em língua portuguesa, entre 5 a 10 páginas A4; espaçamento duplo; tipo de letra Times New Roman; tamanho 12 e deve ser entregue até ao dia 27 de Fevereiro. Serão atribuídos prémios aos melhores trabalhos de cada escalão, bem como Menções Honrosas que o júri considere merecedoras. Os trabalhos premiados ficarão expostos a partir de 16 de Março na FNAC.

Para consultares o regulamento e acederes à ficha de inscrição podes pedir à professora Olga Maciel ou descarregar da página do Parque Ecológico do Funchal:
http://www.cm-funchal.pt/cmf/Default.aspx?ID=3457.

09/01/09

Salamandra-lusitânica - anfíbio em vias de extinção




Salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica) é um anfíbio que habita nas montanhas do Norte de Portugal e da Galiza, próximo a ribeiros com abundante vegetação.
Durante o dia descansam sob pedras ou em cavidades naturais e à noite deambulam por lameiros ou bosques em busca de pequenos insectos e aracnídeos.
A salamandra-lusitânica tem a capacidade de libertar a cauda quando ameaçada, algo de bastante raro.
O seu corpo é negro e tem 16 cm de comprimento, duas listas douradas e ponteado azulado no dorso.

O Eco-Repórter,

Calvin, 7/2

05/01/09

Lobo Ibérico - animal em vias de extinção


O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo cinzento que ocorre na Península Ibérica. Até alguns anos atrás havia muitos lobos ibéricos no Norte de Portugal. Mas, como é um animal que provoca muitos prezuízos ao Homem, a sua caça intensa levou a que se tornasse um animal em vias de extinção. Estima-se que 300 lobos ibéricos habitem a região norte do nosso país.


O Eco-Repórter,
Ivo, 7/3

Cobra-cornuda


Dos muitos animais que estão em vias de extinção em Portugal quisemos dar a conhcer um particularmente desconhecido e perigoso.
A cobra-cornuda ou víbora cornuda (Vipera latastei) é uma espécie de cobra da família Viperidae.
O seu habitat é na área do
Parque Natural de Montesinho, com lugar de destaque entre os répteis que aqui se podem encontrar.

É um animal perigoso de encontrar, não pelo seu tamanho, que é de cerca de 80 cm, mas sobretudo por ser venenosa.
A sua cabeça tem uma forma triangular. A sua cor é cinzento azulado, possuindo no dorso uma mancha mais escura, em zig-zag, ao longo de todo o corpo.
Em Portugal, existe ainda a ideia que não existem cobras venenosas no país. O que não existe são cobras com venenos muito tóxicos, o que é significativamente diferente.
Importante mesmo é que esta espécie faz parte da fauna portuguesa e a sua existência é muito importante no combate aos pequenos roedores.

Os eco-repórteres,
Diogo 7º/2
Emanuel 7º/2

Cegonha Preta

A Ciconia nigra, ou mais conhecida por cegonha preta, é uma ave em vias de extinção em Portugal, actualmente. Podes encontrá-la nas regiões mais interiores e isoladas, como por exemplo, perto dos rios Douro, Tejo e Guadiana. É um animal muito migrante, mas os que residem na Península Ibérica costumam não o ser.
Tem uma plumagem branca no ventre e negra com reflexos metálicos no dorso, cauda, cabeça e pescoço. Quando é “juvenil”, o bico e as patas são verde-claro, mas quando chegam à fase adulta, são vermelhos. Ingere muitos seres aquáticos, anfíbios e ainda insectos, o que faz com que os agricultores gostem da sua presença.
Logo que chega de migração, em Março, inicia a época reprodutiva.
Podes ajudar a recuperar e preservar esta espécie, ajudando a conservar o seu habitat.


As eco-repórteres,
Adriana e Sónia Cristina, 7/2

A primeira sessão de 2009

Um bom ano para todos!
Pois é, estamos de regresso a mais um período de trabalho. Mas, não desemperem pois o Carnaval é já daqui a 49 dias!
Para a primeira actividade de 2009 peço-vos que elaborem uma pesquisa a pares sobre ANIMAIS EM VIAS DE EXTINÇÃO EM PORTUGAL. Seleccionei um conjunto de animais que se encontram em perigo no nosso país: lince-ibérico (Lynx pardinus), lobo-ibérico (Canis lupus signatus), foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus) mais conhecida como lobo marinho, cegonha-preta (Ciconia nigra), salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica) e cobra-cornuda (Vipera latastei).
Cada par escolhe um animal cujas características e hábitos gostasse de conhecer melhor. Em seguida, compilam num artigo a informação recolhida. Depois de tratada a informação e feito o artigo, devidamente assinado pelos eco-repórteres, enviam o documento em word para o meu mail.
A fase seguinte, que fica à minha responsabilidade, será a correcção dos artigos e a sua publicação no blogue.
Por fim, será feita uma apresentação dos animais estudados no placard do ECO-Curiosidades para que todos os alunos da escola possam ficar a conhecer mais um pouco sobre a fauna ameaçada no nosso país.
Mãos à obra e bom trabalho!